FC 2010: audiências da 2.ª semifinal

Fonte: Mediamonitor
Foto (c): RTP

A segunda semifinal do Festival da Canção, ontem à noite, conseguiu, em termos de audiências televisivas, valores ligeiramente superiores aos registados na terça-feira, na primeira semifinal. Ontem, o Festival da Canção 2010 figurou na tabela dos 15 programas mais vistos do dia, mais precisamente no 11.º lugar. Obteve no total 7,0% de rating e 20,0% de share. Na terça-feira, a primeira semifinal obteve valores muito próximos: 7.1% de rating e 19.1% de share. Quanto à concorrência, no mesmo horário, a TVI manteve os resultados elevados a que está habituada, com as suas novelas a rondar os 14% de rating e 35-40% de share; já a SIC voltou a ser beliscada, embora a novela Perfeito Coração tenha sofrido uma perda de público menos acentuada que na terça-feira. Ainda assim, a segunda semifinal do FC2010 foi o quarto programa mais visto do dia na RTP. Uma das explicações para estas audiências do Festival (que, embora não baixem os números a que a RTP está habituada, também não superaram as expectativas) pode ser o facto de as semifinais terem sido transmitidas durante a semana, sendo difícil quebrar rotinas a um público que está habituado a um determinado género televisivo (leia-se novelas). Estes números poderão, amanhã, sábado, na grande final, ser um pouco diferentes pela positiva. O público que vê televisão ao fim-de-semana é mais vasto (em termos quantitativos) e, por isso, mais ecléctico. Para além disso, é normal a final chamar mais a atenção dos espectadores do que as semifinais.
Esta análise tem apenas em conta as audiências medidas no universo de pessoas a ver televisão, não contabilizando as muitas outras que seguiram o espectáculo através da Internet e do telemóvel. Embora os "espectadores-internautas" sejam em número reduzido, em comparação com o universo dos tradicionais espectadores televisivos, muita da dinâmica actual do Festival deve-se a um despertar, nas camadas mais jovens, do gosto de acompanhar o Festival em permanência através da Internet. Este é um fenómeno que certamente terá uma expansão enorme nos próximos anos, o qual a RTP já percebeu e ao qual já lhe está a responder (através da aposta nas redes sociais e na transmissão online do Festival).

Leia a análise feita às audiências da 1.ª semifinal do Festival da Canção 2010 AQUI.

Sem comentários