FC2010: audiências da 1.ª semifinal

Fonte: Mediamonitor
Foto (c): RTP

Ontem realizou-se a primeira semifinal do Festival da Canção 2010 e as audiências do programa não foram muito positivas, apesar de não terem baixado os números de audiência a que a RTP 1 está habituada no horário nobre. Vamos a números. O Festival da Canção foi transmitido na RTP 1 entre as 21h34 e as 23h15. No total, o programa fez 7.1% de rating e 19.1% de share. Durante este período, a concorrência comportou-se assim: as novelas da TVI Meu Amor (que começou às 21h32) e Deixa Que Te Leve (que começou às 22h20) mantiveram os elevados números a que estão habituadas: 15,8% de rating e 39,8% de share para a primeira e 14,7% de rating e 40,4% de share para a segunda. A SIC, pelo contrário, já sofreu com o Festival da Canção, tendo-se assistido a uma transferência de público desta para a RTP à hora do Festival. A Grande Reportagem da SIC (cujo final apanhou o início do FC) apresentou 8,1% de rating e 20,1% de share; quanto à novela Perfeito Coração (que começou às 22h00), fez 7,2% de rating e 18,7% de share, o que é um resultado abaixo daquilo a que esta novela está habituada a fazer (costuma rondar os 25% de share, mesmo contra as novelas da TVI). Estes números, apesar de não serem desoladores para a RTP, mostram que, embora todo o esforço que a estação fez este ano para recuperar um grande espectáculo de televisão como é o Festival da Canção, talvez seja preciso repensar duas coisas: primeiro, a promoção feita ao programa, que, se tivesse sido mais visível, provavelmente mais público teria sido captado; segundo, a realização das semifinais a uma terça e quinta-feira, ou seja, a meio da semana, poderá ter afastado muito público que trabalha e que tem mais tempo para ver televisão ao fim-de-semana (aliás, o Campo Pequeno ontem estava longe de estar cheio). Bem sabemos que do ponto de vista financeiro é muito mais rentável alugar uma sala de espectáculos e fazer os três programas apenas numa semana do que em duas ou três semanas, no entanto, estes são os pontos fundamentais que a RTP terá de repensar para o ano se quiser ter um programa de televisão rentável do ponto de vista das audiências (a RTP, apesar de ser um canal de serviço público, tem publicidade e por isso estas questões se levantam). Vamos agora ver se estes números se repetem na segunda semifinal, ou se, porventura, eles não terão sido fruto do "efeito-novidade" da primeira semifinal.

Sem comentários