[OPINIÃO] E demissões na RTP, não há?


Portugal voltou a ficar miseravelmente colocado no Festival Eurovisão da Canção. E consequências na organização da representação nacional, haverá? Parece-me óbvio que não, até pelo histórico de desaires e calma eterna por parte da RTP em relação ao certame. Mas devia ser diferente. No desporto é comum que um mau treinador seja facilmente despedido. Não é raro que após consecutivos maus resultados, aconteça a chicotada psicológica. Na RTP1, a mesma equipa dá péssimos resultados, ano após ano, e nada acontece. É o chamado trabalho de sonho.

O início

A seleção da música nacional, feita através do Festival da Canção, dá vergonha alheia. As músicas a concurso este ano eram fracas, todas sem exceção. Umas vezes fracas com possibilidade de recuperação, outras vezes só mesmo desastrosas. Mas a culpa não é, pelo menos não inteiramente, de quem compõe. A RTP organiza, a dois meses do Festival Eurovisão da Canção e convidando os compositores com pouquíssimo tempo de antecedência, o programa para escolher a música portuguesa. Realmente não há muito tempo para fazer um bom trabalho e o que acontece é que os autores das canções, alguns deles com mérito, acabam por levar sobras que não utilizaram nos seus próprios trabalhos ou preparar temas às três pancadas.

A preparação para a Eurovisão

Depois de escolhida a canção que representa Portugal, devia iniciar-se um trabalho de conceção e preparação da atuação no palco europeu. Pois, entre o que devia acontecer e o que acontece vai um longo caminho.

Nos últimos anos, todas as vezes que houve alguma preparação para a atuação na Europa, ela foi da responsabilidade dos intérpretes e compositores e nunca da equipa designada pela RTP. São conhecidos os casos relatados por vários dos elementos das comitivas portuguesas em que fica patente o laxismo da estação pública.

Este ano, foi evidente. Além da mudança de roupa, nada existiu. Não houve qualquer promoção internacional, não houve um bom Eurovision Mix que pudesse reforçar pontos fortes da canção e atenuar pontos fracos (pelo contrário… a versão final da música só a destruiu). Na atuação não houve uma coreografia, uma boa utilização dos recursos do palco ou dos planos de câmara. O que faz toda a diferença, a Suécia que o diga.

A Leonor Andrade é das mais talentosas (e bonitas) representantes portuguesas dos últimos anos e, por mais que diga que esta foi uma das melhores experiências da sua vida, foi absolutamente deixada à sua sorte. E foi assim, completamente sozinha, que ainda conseguiu 19 pontos.

O rescaldo

Após desfiado todo um rosário de tragédias, é tempo de pensar no futuro. E o futuro passa por pessoas diferentes, que percebam que a Eurovisão é uma oportunidade para a música portuguesa. A nossa canção deste ano é uma das mais vendidas atualmente no iTunes da Lituânia e nada foi feito para isso. As músicas do top10 estão todas a subir nos streamings e downloads legais. Nós, enquanto isso, ficamos só a pensar em toda a boa música portuguesa que podia fazer um brilharete lá fora, perante mais de 200 milhões de telespectadores.

É tempo avançar para quem sabe fazer boa música em Portugal, dar-lhe tempo para preparar uma música à altura da ocasião e ajudar a que a magia aconteça. Todos ouvimos música nacional. Muito mais do que ouvíamos há vários anos. E a música portuguesa que ouvimos é muito melhor do que tudo o que temos enviado à Eurovisão. É mau demais que continuemos a ser vistos como um país musicalmente tão fraco. É péssimo que o dinheiro da estação pública sirva para pagar a gente tão incompetente e negligente. Por favor, alguém os demita!

Por: Pedro Miguel Coelho - www.espalhafactos.com


                            Esta e outras informações também no nosso Facebook. Visite já!
Fonte: ARTIGO DE OPINIÃO DE PEDRO MIGUEL COELHO /  Imagem: EUROVISION

15 comentários:

  1. Grande artigo. AMEI. Disse tudo o que penso e melhor eu nao diria

    ResponderEliminar
  2. Assim é que é falar. Apurem se responsabilidades, quem da a cara pelos maus resultados? Os sites acabam por ser cúmplices, porque naos conferências de apresentação do Fc ano apos ano nao sao capazes de perguntar com eles no sitio o que realmente se passa na RTP, o porquê de ser tao tarde o no Fc. Deixo um desafio ao EsCPortugal que tanto gosto e admiro pelo seu trabalho a ser o primeiro a dar um murro na mesa e a pedir uma reuiniao com a Carla bugalho e falar abertamente, o escportugal nao é um simples site, é a alma do esc em Portugal.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. RTP canal do estado = estado sem guita = estado tem cortado budget da rtp todos os anos = trabalhadores da RTP = os mais mal pagos do mundo da tv em portugal

      Eliminar
  3. Espanha comprou uma canção aos suecos, gastou milhoes, tinha uma delegação de 50 pessoas e teve a má classificação que todos sabemos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Lá por serem suecos não quer dizer que façam sempre milagres

      Relembro que o compositor de "Euphoria" no mesmo ano tinha "Euphoria" e outra canção no ESC, "Euphoria" ficou em primeiro e a outra canção nos últimos lugares. Mesmo compositor, mas uma música muito boa e memorável, e outra esquecível.

      Eliminar
  4. Concordo com a opinião mas atenção que, feitas as contas, só ficámos em 31º lugar entre 40 países. lol O problema é ficarmos quase sempre... ano após ano, década após década, nestes péssimos lugares! E ainda mais grave é isto que escreveu: "E a música portuguesa que ouvimos é muito melhor do que tudo o que temos enviado à Eurovisão. É mau demais que continuemos a ser vistos como um país musicalmente tão fraco". E a RTP, como estação pública, tem o dever, obrigação de mostrar outro país musical que existe. Se não regular o mercado dos media em Portugal e quando é chamada não se esforçar por representar bem o país a que pertence, então acaba-se com a RTP. Eu ainda, sublinho, ainda, defendo a sua existência como televisão pública, e acredito que a nova administração vai dar muita mais atenção a estes pormenores, de defesa do bom nome do país e estímulo, seja na área audiovisual, seja na área musical quando for chamada a isso como vai acontecer no ESC2016. Por isso, dou o benefício da dúvida até 2016 e saber se a RTP muda ou mudarão os que para lá foram, por força das circunstâncias de equipas que sabem que trabalham para o Estado e não precisam de fazer muito... pelo menos é o que têm mostrado na RTP, à exceção de grande parte da década de 90 e final da 1ª década deste novo século.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. espera sentado, no dia que a RTP decidir ganhar a eurovisão já nao estou vivo para ver isso acontecer.

      Eliminar
  5. Concordo com tudo

    É preciso demitir os velhos do Restelo que ditam estas decisões na RTP e substituir com sangue novo

    Já chega de gente parvinha e parada no tempo que acha que música portuguesa = Simone de Oliveira, Adelaide Ferreira, José Cid, Sara Tavares, etc, e cantar em inglês é um pecado. Há dezenas de músicas dance produzidas em Portugal editadas em inglês que são mais bem produzidas do que a música da Leonor ou qualquer uma das sensaborias do Festival da Canção. E digo dance como noutros géneros: rock, hip-hop. A qualidade de produção dos temas do festival é de medíocre a péssima... parece que foi tudo feito às três pancadas. A música da Leonor, em termos de arranjos, soa-me a uma demo ainda. Se não fosse pela voz dela gravada profissionalmente, eu pensaria que era apenas uma demo.

    E já nem se fala das atuações em palco. É uma coisa sem plano nenhum, ou então quando há plano são coreografias do mais básico possível, que não ficam da memória de absolutamente ninguém.

    ResponderEliminar
  6. Concordo a 100% com este artigo, mas as pessoas falam e a RTP continua a fazer o mesmo. É preciso alguém que diga basta e que veja o potencial que a Eurovisão pode trazer em termos de audiências para o nosso país e está comprovado que, nos anos em que Portugal foi à final, as audiências foram excelentes! Este é o programa que mais espectadores pode dar à RTP, mas mesmo assim estes incompetentes preferem gastar o dinheiro em programas que só vão ter 800.000 espectadores do que na Eurovisão que, com Portugal na final e com a devida publicidade ao evento pode atraír cerca de 2.000.000 de pessoas. Enfim!

    ResponderEliminar
  7. Muito obrigada pelas palavras tão assertivas neste artigo! Reitero cada linha e assino por baixo.

    Mas assino sem convicção nenhuma de que algo vá mudar, apesar das críticas de que a RTP foi alvo este ano (talvez nos outros anos também se ouvissem, mas neste estive mais atenta e participativa).

    Chegamos ao facebook da RTP e vemos uma foto com umas 20 pessoas (a nossa delegação) em euforia, todos sorridentes para a câmara... e o título "Estes é que são os verdadeiros heróis". Heróis do quê?????? Só se for a inexperiente Leonor, atirada aos lobos sem saber onde se ia meter e com a ingenuidade de que levava a melhor coisinha do mundo.
    Esta foto espelha o sentido de auto-crítica destes senhores: ZERO.

    Depois, as palmadinhas típicas do costume. Todos estiveram muito bem, o mundo é que está mal. Eu ainda tento deixar lá os meus argumentos no sentido de que algo precisa de ser mudado... mas aparecem logo uns meninos acesos que me caem em cima, validando portanto este dolce fare niente da nossa representação.

    Já nem sei que diga.
    Neste nosso cantinho do ESC Portugal, li por aqui um post de uma portuguesa que esteve na arena durante a nossa semi-final. E que diz ter-se sentido envergonhada pela postura de um dos membros da delegação (nem preciso pensar muito para saber quem foi), a pavonear-se de copo de vinho sempre cheio na mão, totalmente a lixar-se para o evento.

    É isto que queremos a representar o nosso país?

    Muito obrigada pelas palavras tão assertivas neste artigo! Reitero cada linha e assino por baixo.

    Mas assino sem convicção nenhuma de que algo vá mudar, apesar das críticas de que a RTP foi alvo este ano (talvez nos outros anos também se ouvissem, mas neste estive mais atenta e participativa).

    Chegamos ao facebook da RTP e vemos uma foto com umas 20 pessoas (a nossa delegação) em euforia, todos sorridentes para a câmara... e o título "Estes é que são os verdadeiros heróis". Heróis do quê?????? Só se for a inexperiente Leonor, atirada aos lobos sem saber onde se ia meter e com a ingenuidade de que levava a melhor coisinha do mundo.
    Esta foto espelha o sentido de auto-crítica destes senhores: ZERO.

    Depois, as palmadinhas típicas do costume. Todos estiveram muito bem, o mundo é que está mal. Eu ainda tento deixar lá os meus argumentos no sentido de que algo precisa de ser mudado... mas aparecem logo uns meninos acesos que me caem em cima, validando portanto este dolce fare niente da nossa representação.

    Já nem sei que diga.
    Neste nosso cantinho do ESC Portugal, li por aqui um post de uma portuguesa que esteve na arena durante a nossa semi-final. E que diz ter-se sentido envergonhada pela postura de um dos membros da delegação (nem preciso pensar muito para saber quem foi), a pavonear-se de copo de vinho sempre cheio na mão, totalmente a lixar-se para o evento.

    É isto que queremos a representar o nosso país?

    VS

    ResponderEliminar
  8. a solução é abrir candidaturas a nivel nacional em setembro e contratar um juri especializado para escolher as melhores. (atenção um juri especializado, nada de ramons e fernandos martins).

    ResponderEliminar
  9. problema da RTP é que este ano quiseram dar prioridade a nomes e não às musicas.
    Achei ridiculo terem convidado simone de oliveira e adelaide ferreira com aquelas musicas pavorosas, ok sao senhoras antigas do festival da canção, mas será que a RTP não tem ouvidos? a RTP nnão tem noção de bom gosto? A carla bugalho disse que iamos facilmente à final com qualquer musica do FC, ok imagem a musica da rubi machado no ESC... enfim , RTP que demita toda a gente imcopetente e contrate gente jovem que entenda do ESC.

    ResponderEliminar
  10. isso do tempo não tem nada a ver, o guy sebastian da australia fez a sua musica em 72 horas! 72 HORAS!
    Problema é mesmo os convites, o festival tem que ser aberto a nivel nacional.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Um dos melhores produtores musicais ate faria uma canção em 30 minutos! infelizmente nao temos nenhum em Portugal

      Eliminar
  11. todos estes expert em festivais digam o que tinha a canção da suecia para ganhar que ainda não entendi muito bem, dados que até polemicas de plagio foi acusada. fala se tanto em promoções de canções; a frança fartou se de promover a canção e no entanto o resultado ficou á vista

    ResponderEliminar