[CONHECER A CAPITAL DO ESC2015] Viena chama por nós!


O tempo de esplendor e riqueza cultural, que banhou o reinado da célebre Imperatriz Maria Teresa (1740-1780), parece querer repetir-se em Viena, em maio de 2015. O ESC2015 traz uma onda de novidades artísticas, sons e turismo à cidade das artes e da beleza, uma das grandes capitais da velha e rica Europa Central.

Muitos anos depois de Maria Teresa, em meados da década de 1980, o já tristemente falecido cantor vienense Johann Hölzel, mais conhecido por Falco, volta a apelar à viagem para a cidade com o tema mundialmente famoso “Vienna Calling”. Viena chama-nos! Terra da Vénus de Willendorf, terra de “rainhas” que vão e que vêm, um centro dourado em talha barroca onde tudo pode acontecer. “Rainhas” da música, “reis” do espetáculo e das grandes coreografias de palco, juntam-se num festival dedicado ao canto e ao encanto.

Mas em Viena o roteiro turístico não pode ficar a um canto: a cidade oferece locais de rara beleza arquitetónica, que nos permitem viajar no tempo até à época dos Habsburgos, esquecendo por mementos o ESC, ou complementando-o. Dos exuberantes palácios às ruas emblemáticas por onde passeiam figuras distintas, aos frondosos jardins públicos onde os corpos se aquecem e as mentes relaxam, Viena convida-nos a dançar uma valsa inesquecível. Para os que gostam de recordar as divas de outrora, urge visitar a Cripta Imperial de Viena, aposento eterno de “Sissi”, a rainha Isabel da Áustria que foi casada com Francisco José.

As janelas atentas do Palácio de Schönbrunn, de onde “Sissi” acenava ao povo, jamais esquecerão tantas bandeiras, de tantos países, transportadas por admiradores de reis e rainhas do canto e da dança dos nossos tempos. O altar-mor da igreja de estilo rococó de Michaelerkirche adoraria ouvir confissões dos que atenderam a chamada de Viena e se confessaram de seguida dos pecados cometidos pelos Jardins do Belvedere ou em bastidores de uma ida à ópera. Sim, pecados que foram estudados durante 50 anos por Freud nesta cidade, pecados patentes no Museu Freud do n.º 19 de Berggasse, para os que não pecam mas gostam de observar os pecados dos outros. Pecados da mente olhando estátuas despidas no Kunsthistorieches Museum. Pecados de mesa cuja culpa recai toda nos doces e tortas de Viena: eles sim chamam por nós e bem alto para os provarmos enquanto olhamos o Rio Danúbio...

Com o ESC2015 os brilhos, os cristais, as plumas, os folhos e as rendas voltam a Viena, provavelmente nunca de lá saíram. E como sonhar não é pecado, vamos atender a “chamada” das musas inspiradoras e voar para Viena, para inundar a Ringstrasse de muitas bandeiras de mil cores, para mostrar que a Europa se une novamente numa festa dançante.

Musa inspiradora, Viena chama por nós!

Por: Sérgio Dias

                            Esta e outras informações também no nosso Facebook. Visite já!
Fonte: ARTIGO DE OPINIÃO DE SÉRGIO DIAS /  Imagem: GOOGLE

4 comentários:

  1. Um excelente cartão de visita de Viena. quem me dera ir :-(

    ResponderEliminar
  2. Texto muito bem escrito. também gostava de ir ver tudo isso ao vivo

    ResponderEliminar
  3. Vivo em Viena e, sentindo-me já um pouco vienense, gostaria de agradecer o texto tão simpático. Independentemente do que seja o ESC deste ano, é impossível negar o empenho de dos vienenses/austríacos para dignificar o certame, que se integrará também no Life Ball, o maior evento a nível mundial na angariação de fundos para o combate à sida nas áreas mais desfavorecidas do mundo. Porque com a alegria também se faz solidariedade, a Ringstrasse, de que se fala no final do texto, acolherá em clima de Carnaval, a 16 de maio, dia do Life Ball, todos os participantes do ESC, verdadeiros convidados de honra, a par de Bill Clinton, Charlize Theron, Jean-Paul Gautier e da musa Conchita Wurst. Mais uma vez, obrigado pelo texto!

    ResponderEliminar
  4. Anónimo disse...
    Vivo em Viena e, sentindo-me já um pouco vienense, gostaria de agradecer o texto tão simpático. Independentemente do que seja o ESC deste ano, é impossível negar o empenho de dos vienenses/austríacos para dignificar o certame, que se integrará também no Life Ball, o maior evento a nível mundial na angariação de fundos para o combate à sida nas áreas mais desfavorecidas do mundo. Porque com a alegria também se faz solidariedade, a Ringstrasse, de que se fala no final do texto, acolherá em clima de Carnaval, a 16 de maio, dia do Life Ball, todos os participantes do ESC, verdadeiros convidados de honra, a par de Bill Clinton, Charlize Theron, Jean-Paul Gautier e da musa Conchita Wurst. Mais uma vez, obrigado pelo texto!

    ResponderEliminar