FC 2010: audiências da final

Fonte: Mediamonitor
Foto (c): RTP

A final do Festival da Canção 2010 foi, ontem, sábado, o sexto programa mais visto do dia da televisão portuguesa, com 9,3% de rating e 28,3% de share, valores de audiência superiores aos registados nas semifinais (que rondaram os 7% de rating e os 20% de share). Este resultado colocou a final do Festival no pódio dos programas mais vistos da RTP (o 3.º programa mais visto do canal, ontem) e ajudou estação pública a conseguir a liderança do dia. No total do dia a RTP obteve 27,7% de share, contra os 25,7% da TVI e os 21,6% da SIC. Quanto à concorrência directa à hora do Festival, a TVI, mais uma vez, liderou com as suas novelas, enquanto a SIC se manteve mais permeável à transferência de público da sua série Lua Vermelha para o Festival. Estes são valores positivos para a RTP, pois superam aquilo que a estação está habituada a fazer aos sábados (quando não há futebol). E, apesar de as audiências das duas semifinais não terem superado as expectativas, mostram que o Festival da Canção ainda está vivo, ainda faz sentido, e ainda prende espectadores em frente à televisão, mesmo com a infinita oferta de conteúdos audiovisuais que existe hoje em dia. A RTP, por seu lado, está de parabéns pelo esforço renovado, porque continua a acreditar no Festival. Porque sente que o desinteresse e descredibilização do Festival está, aos poucos, a dissipar-se. Porque sente que existe uma nova geração que segue o Festival com entusiasmo em multiplataforma (internet, redes sociais, telemóveis). Porque sabe que o Festival é o maior tesouro televisivo que um canal de televisão pode ter, pela sua intemporalidade e capacidade de renovação. Porque sabe que o Festival é, foi e será um grande programa de entretenimento sem ímpar no Mundo inteiro.

Leia a análise feita às audiências da 1.ª semifinal do Festival da Canção 2010 AQUI.
Leia a análise feita às audiências da 2.ª semifinal do Festival da Canção 2010 AQUI.

1 comentário:

  1. ainda não percebi o porquê destas noticias sobre shares e audiências? porque é que as pessoas têm que saber isso?

    ResponderEliminar