[OPINIÃO] E para o ano?


Como todos sabemos, Portugal não tem estado no seu melhor no que diz respeito ao "Eurovision Song Contest". Não passamos a uma grande final desde 2011 e desde 2011 que alguns países nos têm rebaixado em relação às canções que escolhemos para nos representarem no certame europeu.

E agora? Devemos continuar a participar? Temos qualidade musical suficiente para participar num concurso deste género? Ou simplesmente devemos esquecer o concurso?

Para mim, Portugal tem qualidade musical para participar neste concurso e deve fazê-lo. Mas, antes da Eurovisão temos de mudar, e muito, o nosso Festival da Canção. O método dos convites deste ano não foi a melhor escolha por parte da RTP. Apesar de gostar muito da canção que nos representou este ano e de ter gostado ainda mais do trabalho que Leonor Andrade fez em Viena, nem a sua canção, nem qualquer uma das outras que concorreram, nos fariam dizer: "É desta que ganhamos a Eurovisão!".

Na minha opinião, a RTP deveria abrir o concurso a todos, para que todos os que quisessem representar o seu país pudessem fazê-lo. Para além disso, era mais uma forma da televisão pública  aumentar um pouco as audiências no que diz respeito ao Festival, pelo simples facto de que todos os amigos e familiares dos concorrentes - sendo mais que o habitual - que se calhar nem viam o concurso, iriam passar a ver para os apoiar.

Chega do método de canções apenas em português! A Eurovisão deixou de ser um concurso de culturas e passou a ser mesmo um concurso da música, não havendo qualquer problema em usar o inglês! A RTP deveria obrigar todas as canções a concurso serem interpretadas em português/inglês ou exclusivamente em inglês para uma maior adesão e compreensão por parte dos estrangeiros.

Outro grande erro da RTP é o sistema de votação. Este ano, o público votou nas suas canções favoritas desde o início do programa, escolhendo duas canções para chegarem mais longe e os compositores escolheram outra. Isto é completamente errado! A RTP, antes de mais, deveria apenas dar oportunidade aos espectadores de votarem depois da atuação da última canção para que, assim, a sua decisão seja a mais coerente. Deveria ter um limite de, por exemplo, cinco votos por pessoa. Depois deveria haver um júri nacional/internacional que seria composto por cinco jurados portugueses, entre eles dois compositores, um produtor e os dois últimos vencedores do Festival, neste caso Leonor Andrade e Suzy. Do lado do júri internacional, a RTP deveria convidar 5 OGAE ou sites de países estrangeiros, com um representante cada. Estes clubes/sites deveriam ser provenientes de países distantes uns dos outros para uma melhor decisão por parte de "toda a Europa". Os países convidados poderiam ser: Suécia, Irlanda, Itália, Rússia e Áustria. O público teria um "peso" de 30% a 40% e o júri de 60% a 70%.

Para finalizar, digo que já está na hora da RTP de se juntar a uma estação de televisão privada para, juntas, darem mais força à nossa seleção nacional.

Acrescento esta petição onde estão presentes estas e mais opiniões para quem quiser assinar e divulgar. Obrigado!

ASSINE A PETIÇÃO AQUI  

Por: Paulo Pereira




                          Esta e outras informações também no nosso Facebook. Visite já!
Fonte: ARTIGO DE OPINIÃO DE PAULO PEREIRA /  Imagem:GOOGLE

16 comentários:

  1. Obrigado ESC Portugal por esta oportunidade

    ResponderEliminar
  2. Bom artigo de opinião, embora não concorde quando diz que a RTP deveria obrigar a que cada música seja cantada total ou parcialmente em inglês. Penso que deveria apenas permitir que isso acontecesse e cada concorrente depois submetia a sua música, seja em que idioma for interpretada e, no final, em caso de vitória de uma canção cantada em português, a RTP poderia questionar o intérprete da sua intenção em relação ao idioma a ser usado na Eurovisão.

    Em relação ao sistema de votação, acho que seria um bom método a ser usado, apenas discordo da percentagem que, para mim deveria ser 50/50.

    ResponderEliminar
  3. Muito Bem!! Parabéns! Acho que todos devíamos assinar a Petição!!

    ResponderEliminar
  4. concordo com tudo , menos com um juri internacional isso nao concordo.
    A RTP ia ser muita engénua se o fizesse, pois esse juri de outros paises ia votar na pior cançao, para diminuir a concorrencia, tal como os compositores este ano.

    ResponderEliminar
  5. sou contra um juri internacional, nem na suecia isso resulta, olhem em 2014, a sanna nielsen nem venceu no juri, e depois no ESC, ficou em 3 lugar, duvido muito que a ace wilden ficasse tao bem classificada. ( e ela venceu o juri internacional).

    ResponderEliminar
  6. Prefiro júri nacional, o júri internacional não é de confiança. Já vi propostas de um júri distrital parece-me ser mais justo..

    ResponderEliminar
  7. Gostei da parte inovadora deste artigo, que diz respeito ao juri internacional. Contudo, não concordo com OGAE's "metidas" nas seleções nacionais (pois ve-se, pelas votações que fazem, que a coisa nao funciona bem). Prefiro produtores e musicos internacionais

    ResponderEliminar
  8. falar é facil, todos os anos vejo artigos como este, e os mesmos erros continuam.
    Enquanto ninguem fazer um ganda protesto nas portas da RTP, podem esperar sentados por alguma motivaçao da rtp, e alguma mudança.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu digo o mesmo, está sempre a falar em marcar uma manifestação, mas também não a faz

      Eliminar
  9. 700 mil espectadores nao dá audiencia?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Em relação a mais de 1 milhão tanto na TVI e na SIC, não

      Eliminar